terça-feira, 16 de abril de 2013

E Gene Sharp Não Falou do Occupy Wall Street - Capítulo 1 - O Filme e Gene Sharp

A TV nos traz muitas bobagens, mas é preciso ver o documentário  "How to Start a Revolution", em português "Como Iniciar uma Revolução".

Você conhecerá o trabalho de Gene Sharp, teórico indicado ao prêmio Nobel da Paz, autor que se dedica a mobilizar populações oprimidas para combater regimes autoritários através da não violência. O filme de 2012 foi dirigido por Ruaridh Arrow.

Gene Sharp é mostrado no filme, hoje já com 85 anos, bastante idoso. Doutor em Filosofia (D. Phil) em Teoria Política por Oxford, com Bacharelado e Mestrado da Ohio State University. Professor Emérito de Ciência Política na University of Massachusetts Dartmouth. Por quase trinta anos foi pesquisador no Centro para Assuntos Internacionais de Harvard. É autor de vários livros, incluindo um sobre Gandhi como estrategista político. Seus escritos são publicados em mais de trinta línguas. Muitos dos seus trabalhos são livremente baixados na internet.

 O filme entrevista o Professor em seu trabalho. Apresenta um retrospecto de algumas das falas principais em Harvard. Mostra a participação e atuação dos principais auxiliares e seguidores. Evidencia como obra principal "From Dictatorship to Democracy" e seus famosos "198 Métodos de Ação Não Violenta". Ilustra com imagens e entrevistas as revoluções desde 1983 ao presente em que ideias do Professor podem ter influenciado as organizações das populações locais.

É importantíssimo observar que Gene Sharp já aos 25 anos, recusou-se por objeção de consciência, a lutar na Guerra da Coreia (1950 - 53), e por isso foi condenado pela Justiça Americana a 2 anos de cadeia, tendo cumprido 9 meses e 10 dias. Como ele declara, isso serviu apenas para manter a sua integridade. Sobre o seu trabalho, diz não o ter planejado, tendo tido uma criação religiosa, e basicamente busca entender a natureza e o potencial de formas de luta não violentas para derrubar ditaduras. "Trata-se de uma técnica de combate, é um substituto para a guerra e outros métodos violentos”.


Assista abaixo na íntegra ao filme "Como iniciar uma revolução". No próximo capítulo vou comentar as ideias e os atos de Gene Sharp, e mais algumas considerações além do filme.



Clique aqui para ler o segundo capítulo

Um comentário:

  1. Deixando meu comentário só depois de tomar conhecimento na íntegra do que se publicou. Gratificante ver um amigo se dedicar com tamanha intensidade a um tema que a massificação de informações, acaba tirando a importância. Isso nos faz ficar mais atentos e conscientes de que, cada um fazendo sua parte, poderemos viver em um mundo melhor.
    Parabéns, Roberto!

    ResponderExcluir